A Festa da Arqueologia

Mapa Festa da Arqueologia 2019

A Associação dos Arqueólogos Portugueses dá-lhe as boas-vindas à 5ª edição da Festa da Arqueologia, um evento trienal de divulgação da actividade arqueológica nacional.

Este ano a Festa da Arqueologia coincide com as comemorações dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, que serviram de mote para escolha do tema central: Revoluções & Resistências – das Origens à Revolução Industrial.

A História é feita de momentos que revolucionaram a Vida Humana: revoluções na alimentação, revoluções no modo de entender o mundo, revoluções na organização social, revoluções nas técnicas e no saber… Mas também é feita de movimentos de resistência – tentamos manter antigas prácticas e religiões, alcantilamo-nos em fortalezas frente ao invasor, recuperamos o passado para que seja transmitido. Todos estes processos de Revolução e de Resistência, recorrentes desde a Pré-História até à Época Contemporânea, ficam de algum modo marcados no registo arqueológico.

Aparecem-nos num novo artefacto que convive com os mais antigos, num novo tipo de construção que esconde os traços da que antecedeu, ou em marcas de uso e de vivência que indicam ao arqueólogo quem eram e como viviam as sociedades humanas do passado.

Na Festa da Arqueologia queremos trazer este mundo de descoberta e conhecimento à sociedade.

Para isso a organização e as instituições participantes prepararam um programa com várias actividades interactivas de conteúdo científico e de difusão dos objectivos, métodos e ferramentas da Arqueologia – participe e junte-se a nós nesta Festa!

Datas: 25, 26 e 27 de Abril
Acesso: Entrada Livre
Local: Museu Arqueológico do Carmo
Horário: das 10h às 18h